Temos Covid-19 sim nas escolas…escondem para quê

Mesmo não terem dito ao presidente da República que temos Covid-19 nas instituições de ensino ao nível da província da Zambézia, todos sabemos que algumas escolas na Zambézia têm Covid, sobretudo nos professores.

Nos últimos tempos, anda uma campanha às escondidas de a todo custo tapar o sol com a peneira como se diz em gíria, mas em vão porque as informações saem sempre, mesmo que os gestores das escolas ou ao mais alto nível não queiram se pronunciar.

A Covid-19 não deve mantida em segredo, porque a fazer isso, estaremos a colocar mais gente em situação de vulnerabilidade.

Os recentes relatos de que na escola X ou Y há casos de Covid-19 não só alarmam a comunidade estudantil, mas também as pessoas que vivem nas redondezas, porque sabemos que as nossas escolas estão no seio das comunidades e ao intervalo vemos crianças a brincarem no pátio. Em outras situações, os alunos vão aos mercados a procura de alguma coisa para comer e os professores também. Portanto, as escolas devem ser as primeiras a se abrirem nestas situações de ter um caso positivo. Isto ajudaria a salvar milhares de pessoas.

Mas o que se nota é contrário. Pessoas testam positivo e ficam tipo não tem nada. Entram nas salas de aulas, convivem com pessoas, numa “boa”. Tudo isso tem certamente o seu preço.

Todos temos essa responsabilidade de não fazer da Covid-19 segredo de Estado, porque ao faze-lo, as consequências serão drásticas e não será responsabilidade do pessoal de Saúde ou da INAE que não controlou escolas. É preciso responsabilizar os professores que estão nestas situações, depois, os seus directores ou pedagógicos e por fim, os mais graúdos que gerem o ensino.

Não podemos viver sempre à reboque de instituições, só por causa das nossas politiquices, como quem diz “se não vamos alarmar a província”.

Qual alarmar, se são factos reais, então esqueçamos isso. Os professores, os alunos e outro pessoal da comunidade escolar, tem suas famílias em que depois da hora laboral, regressam à casa. E quando lá chegam podem contaminar e estes por sua vez, podem contaminar os seus amigos e ficará difícil seguir a cadeia de contactos.

Gestores do sector de Educação, haja honestidade da vossa parte, não prejudiquem milhares de pessoas só porque vocês querem manter-se intactos nos cargos. Prontos…eu estarei aqui atento, porque tenho Tempo e Paciência suficiente para esperar. Não Falei Nada.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*