Cuidados de saúde: população de Uelela já tem hospital perto

Perto de 15 mil habitantes do povoado de Uelela, na localidade de Mutala, distrito de Alto Molócuè na Zambézia, deixaram de percorrer cerca de 20 km para ter acesso aos cuidados de saúde primários, após entrada em funcionamento, nesta quarta-feira (25) uma nova Unidade Sanitária(US).  

A cerimónia de entrega da referida US foi dirigida pelo governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos que na ocasião explicou que a comunidade de Uelela passava por várias dificuldades para aceder os serviços sanitários, com mais enfoque para as mulheres grávidas, que na sua maioria, não beneficiam de consultas pré-natais, planeamento familiar entre outros serviços médicos. 

Aquela infraestrutura custou aos cofres do Estado, um pouco mais de 4 milhões de meticais. Para além da mesma prover serviços de atendimento médicos, também dispõe de uma farmácia, maternidade entre outros compartimentos respectivamente.  

Na ocasião, Pio Matos destacou vários benefícios que a população daquele povoado passa com a dispor com estes novos serviços hospitalares disponíveis, algo que segundo o governador, vai contribuir na melhoria dos cuidados de saúde primários que tanto se almejavam. 

Respira-se de alívio

Rosário Manuel, em representação da população, fala de um alívio, pois há muito que se esperava por um Centro de Saúde para encurtar a distância daquela população carenciada. 

Ainda nesta quarta-feira, Pio Matos, inaugurou outro Centro de Saúde naquele distrito, orçado em pouco mais de 13 milhões de meticais. De referir que nos últimos tempos, o sector de Saúde na província da Zambézia tem-se empenhado na construção e modernização de Centros de Saúde, com vista a aproximar os serviços de saúde as comunidades. 

Foto: Cedida gentilmente pelo GGPZ

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*