NEDBANK reforça ainda mais a sua posição no Banco Único

O Banco sul-africano Nedbank, que já era um accionista maioritário do Banco Único aumentou a sua participação nesta sua subsidiária moçambicana, demonstrando a sua forte aposta na região e no continente africano. O Nedbank aumentou sua participação no Banco Único de 50% +1 acção, para 87,5% o que prova reconhecer e aproveitar as oportunidades de crescimento em Moçambique.

ONedbank aumenta sua participação em Moçambique, através da sua posição de accionista do Banco Único passando de deter 50% +1 acção para 87,5% do capital do Único, o que demostra a sua aposta e vontade de aproveitar as oportunidades de crescimento de Moçambique.

O Nedbank tornou-se accionista do Banco Único em Junho de 2014, quando comprou uma participação de 36,4% do Banco. Desde então, foi realizando sucessivos aumentos da sua participação, primeiro para 39,0%, tornando-o o maior accionista em conjunto com a Gevisar, composta pelo Grupo Amorim e Grupo Visabeira e mais recentemente, em 2016, reforçou a sua posição para 50% + 1 acção, tornando-se assim o único accionista maioritário.

A transacção, que já foi concluída e aprovada pelo Banco Central de Moçambique, significa que o Nedbank possui a gestão de operações em 6 países, África do Sul, Namíbia, Suazilândia, Lesoto, Zimbábue e Moçambique e que esta aquisição também fortalece a posição do Nedbank e a proposta do Cliente na SADC.

O Dr. Terence Sibiya, executivo do Grupo Nedbank para Africa Regions, afirma que “o aumento da participação no Banco Único está alinhada com a estratégia do Nedbank de se expandir e aumentar as suas operações nas regiões de África. A estratégia do Nedbank é “ser um campeão regional através da propriedade e controlo de operações da marca Nedbank, na SADC e na África Oriental. Também somos um accionista líder do Grupo Ecobank, com a aliança Ecobank-Nedbank, que permite aos nossos Clientes acesso à rede mais ampla do continente, incluindo a África Ocidental e Central. ”

“O aumento da participação accionista do Nedbank no Único permite-nos atender efectivamente o crescente número de Clientes que precisam de um Banco ou fazer negócios em Moçambique”, diz o Dr. Sibiya.

Elsa Graça, CEO interina do Banco Único, afirma: “Agora, os Clientes do Banco Único e outros potenciais Clientes que desejem fazer negócios em Moçambique, na África do Sul ou no Continente podem tirar partido da experiência do Nedbank, bem como do seu know-how nos sectores de infraestrutura, mineração e recursos naturais, como o petróleo e gás, telecomunicações e energia. Sendo ainda uma referência de mercado em financiamento de propriedades comerciais e financiamento de energia renovável, fortes relacionamentos bancários corporativos e negócios líderes de mercado em renda fixa, câmbio e derivativos de acções e construção de presença em acções de caixa”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*