+30 dias de EE: tudo depende de nós

O país entra a partir de hoje(01) de Junho, em mais uma etapa, se calhar a crucial no que tange ao combate da COVID-19.

O novo Decreto Presidencial, ractificado na sexta-feira última pela Assembleia da República(AR), resulta do não cumprimento das medidas e consequentemente o aumento de casos da pandemia.

Quando o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, veio ao público na semana finda, disse que muita gente não estava a cumprir com as medidas do Nível 3, dai que, era imperioso prorrogar por mais 30 dias. E já estamos neste cumprimento.  A vida continuará parada e o confinamento vai ser mais apertado.

Praticamente, olhando atentamente, o Decreto é “copy paste” do anterior. O que muda nisto é que o Filipe Nyusi, pediu as Forças de Defesa e Segurança(FDS) para apertarem mais no controle de locais de maior aglomerado como mercados, transportes públicos, só para citar alguns exemplos.

Mais ainda, o PR diz que em 15 dias, virá nos dizer se estamos a cumprir ou não, isso fará com que se estudem outras possibilidades de relaxamento ou então, cairemos para a outra fase que certamente, Moçambique não precisa.

No geral, os casos tem vindo a aumentar de forma drástica e isso assusta a qualquer um. Por exemplo, até este domingo, o país registava 254 casos positivos, sendo 91 recuperados e 2 óbitos. Estes números, são resultado desta nossa forma de ser, de querer ver para crer. Enfim, tudo depende nós, de ora em diante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*